A Era Vitoriana
O SURGIMENTO DO AQUARISMO MODERNO
Retrato da Atriz Austríaca Theresa Krones, pintado em 1824, por Ferdinand Georg Waldmüller (1793-1865). Coleção Privada, Local Desconhecido. A manutenção de peixes como elemento decorativo já era uma tendência nos lares europeus, mesmo antes do início da era Vitoriana. Podemos identificar no recipiente em forma de taça, cinco exemplares de goldfishes (peixes dourados), Carassius auratus. Fonte: Wikipedia.
A era vitoriana foi um período da história mundial que teve início aos 20 de junho do ano de 1837, com a ascensão ao trono da rainha Vitória (Alexandrina Victoria – Princesa de Kent) da Inglaterra e perdurou até a morte da monarca em 1901.
Neste período o Império Britânico chegou ao apogeu de sua hegemonia Mundial, baseada principalmente na força de suas marinhas mercante e de guerra que conquistaram o controle das principais rotas comerciais, garantindo uma destacada posição na concorrência com os mercados estrangeiros.
A prosperidade resultante permitiu o desenvolvimento de uma classe média, bem instruída e propensa a realização de experimentos nas mais diversas áreas das ciências. Esse período tem muita importância para a história do aquarismo por marcar o início da manutenção de organismos aquáticos (sob princípios científicos) em cativeiro no interior de residências.
Jeanne Villepreux-Power,1861, fotografada por André-Adolphe Eugène Disdéri (1819-1889).
Na edição de Dezembro de 1834 do Giornale Letterario dell’Academia Gioenia di Catania o professor Carmelo Maravigna faz o primeiro relato das experiências, iniciadas dois anos antes (1832), pela Senhora Jeannete Power tendo como objeto os moluscos e outros organismos marinhos que ela coletava nas praias e poças de água na maré baixa ,na localidade em que vivia na Sicília.