Tamanho e Forma do Aquário

Na maioria das vezes ao pensar em montar um aquário, o “noviço” se esquece de um detalhe de fundamental importância que consiste em respeitar as necessidades fisiológicas dos organismos que pretende manter.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Peixes não são animais de estimação ideais, pois vivem em um mundo totalmente à parte do nosso. Manter confinadas estas criaturas ou qualquer outro grupo de organismos aquáticos equivale a manter em cativeiro um grupo de alienígenas, provenientes de um mundo muito diferente do nosso. Ou seja, devemos criar (de maneira artificial e controlada)condições para que estes seres se mantenham vivos e saudáveis.

aquários com alta densidade populacional em relação à área de superfície.

Vamos fazer uma brincadeira usando nossa imaginação? Imagine-se preso em uma sala de dimensões bem pequenas, juntamente com um grupo heterogêneo de pessoas desconhecidas (de diversos gêneros, idades e nacionalidades) sem privacidade e sem acesso a instalações sanitárias, reféns de algum grupo de extremistas radicais pouco ortodoxos. Imagine que uma vez ao dia alguém retire o teto da sala e jogue um pouco de comida em um canto, e de vez em quando, faça a faxina varrendo e limpando as “sujeiras” que se acumularam pela sala. Imagine passar o resto da sua vida nesse recinto sem poder sair. Acho que você gostaria que a sala fosse pelo menos um pouquinho maior, ou não? Pois é! Consegue ver a analogia?!

Peixes são seres vivos heterótrofos, e como tal, necessitam se alimentar, para obter as energias necessárias para a manutenção de seus processos vitais. Por mais eficiente que sejam a digestão e assimilação dos nutrientes contidos no alimento, sempre haverá um grande volume de resíduos, não aproveitáveis, que deverão ser excretados.

ilustração de como calcular área de superfície e volume.

  Tais dejetos se acumulam no interior do aquário, sendo submetidos a processos de degradação biológica, que ocasionam uma queda na qualidade da água. Assim a capacidade (= volume) de um aquário tem enorme importância para o sucesso, pois as características físico-químicas da água mudam muito rapidamente em recipientes de pequeno volume. Um volume de água relativamente grande permite uma maior diluição dos produtos de excreção dos peixes, dando-nos tempo razoavelmente dilatado para efetuar as operações de manutenção sem prejuízos sérios para os animais. O formato do aquário e seu tamanho (capacidade, ou seja, o volume em litros que comporta) são (ou deveriam ser), as primeiras coisas que deveríamos considerar. No que refere ao formato, do ponto de vista de um peixe, o aquário mais adequado é aquele de formato quadrado ou retangular, pois apresentam a maior área de superfície em relação ao volume que ocupam. O desenho mais vantajoso nesse aspecto é o retangular visto que apresenta a maior área de superfície em relação ao espaço físico ocupado.

Por exemplo: um aquário com as dimensões de, um metro de comprimento, por 50 cm de largura, com 50 cm de altura = 100 cm x 50 cm x 50cm = 250000 cm3  divididos por mil = 250 cm3 ou 250 litros. Para mais detalhes sobre cálculo da capacidade que aquários de formato quadrado ou retangular veja esse vídeo aqui

Aquários com a forma de polígonos (tanto os irregulares quanto os regulares) como os aquários hexagonais (os famosos aquários sextavados), assim como os “globos de vidro” (aquários redondos?), devem ser utilizados com cuidado redobrado, pois, apesar do apelo visual, não apresentam uma área de superfície proporcional ao volume que encerram, não apresentando a capacidade de comportar o mesmo número de peixes que um aquário convencional (quadrado ou retangular) à igualdade de volumes. E, já que, o que realmente interessa é a área de superfície, praticamente, todos os manuais de aquariofilia recomendam a aquisição de aquários com uma largura igual ou maior que a altura. No entanto, por motivos estéticos, os aquários encontrados no comércio sempre apresentam a altura maior do que a largura, visto que, aquários muito baixos ou desproporcionais não apresentam um efeito muito bonito, parecendo algo atarracados.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

O contrário também é verdadeiro, um aquário muito alto e estreito, como os “famigerados e claustrofóbicos” aquários tipo quadro, além de serem de difícil manutenção (muitas vezes não há espaço nem para introduzir nossa mão), ofendem o senso estético – pelo menos o meu – especialmente quando observados de perfil (vistos de lado). Para aquaristas iniciantes a recomendação é adquirir um aquário entre 40 e 80 litros de capacidade. Aquários de volume inferior a 40 litros são comparativamente mais difíceis de manter e somente deveriam ser mantidos por aquaristas experientes que já possuem uma boa noção do que é um peixe e de como este organismo funciona.

importância da área de superfície do aquário